O SERS foi criado em 19 de Agosto de 1975, com o objectivo de responder às alterações verificadas nas relações trabalhador/empregador.
Hoje conta com mais de 5.000 associados distribuídos pela generalidade dos ramos da actividade empresarial em mais de 700 empresas. Abrange todos os profissionais com licenciatura em engenharia oficialmente reconhecida.
|
- Representar os Engenheiros nas negociações laborais, quer em acordos individuais de trabalho, quer na contratação colectiva, quer na concertação social.
- Representar individualmente os Engenheiros em eventuais contenciosos laborais. Ao SERS compete a representação dos Engenheiros enquanto trabalhadores, perante os poderes públicos e ainda promovendo a formação e informação nas áreas complementares à sua formação académica.
- Participar activamente na vida associativa e sindical dos Engenheiros e Quadros portugueses e europeus.
- Distingue-se da Ordem dos Engenheiros pois a esta Entidade, sendo uma associação profissional que agrega empregadores, profissionais liberais e trabalhadores por conta de outrem, cabe unicamente a representação dos Engenheiros como classe profissional e a sua acreditação nos termos da lei.
|